O escritório Henning Larsen divulgou um projeto de requalificação para a zona industrial de Bolzano. A proposta visa restaurar e reconectar parte da cidade através de estratégias de reuso adaptativo, mineração urbana e construção em madeira. O projeto transformará a área em um novo distrito chamado Ponte Roma Quartier, um bairro convidativo e multigeracional que priorizará o uso misto como uma solução para a crise habitacional da cidade.
Localizado na região do Tirol do Sul, nos Alpes Italianos, "Ponte Roma Quartier" une bairros desconectados. Na verdade, a proposta restaura uma conexão vital com o centro urbano de Bolzano, preservando a herança industrial e visando melhorar a biodiversidade. O conceito de projeto de Henning Larsen está situado em torno de um parque central, permeando todo o distrito. O charme histórico caminhável de Bolzano é refletido e aprimorado em todo o bairro com a melhoria das rotas destinadas aos pedestres e ciclistas.
O projeto mantém o caráter urbano lúdico de Bolzano, praças públicas íntimas e prédios modestos. Além disso, otimiza as vistas panorâmicas das montanhas com diferentes massas e volumes. Inclui espaços residenciais acessíveis, acomodações estudantis, cafés e restaurantes, escritórios, espaços de coworking, um laboratório de fabricação e uma creche. Os pátios e coberturas são projetados para serem acessíveis e maximizar a luz solar. Na verdade, todas as coberturas oferecerão vistas panorâmicas da paisagem urbana.
Artigo Relacionado
Zaha Hadid Architects Shortlisted in Cultural Center Competition in Sejong, SeoulA fim de incorporar uma solução para a escassez habitacional de Bolzano no plano diretor, o projeto garante a criação de 1.000 novas moradias. Isso acomoda 500 estudantes, com a Universidade de Bolzano nas proximidades, a apenas alguns minutos de bicicleta. Além disso, o projeto urbano se encaixa na rede de transporte existente, construindo conexões adicionais com a cidade e priorizando o transporte público em todo o distrito.
Ao imaginar o Ponte Roma Quartier, nós propusemos a criação de um novo bairro e uma comunidade vibrante que dá nova vida a Bolzano e dá a geração jovem um motivo convincente para chamar a cidade de lar. A priorização da reutilização adaptativa e da mineração urbana garante que a herança industrial da área seja celebrada e o caráter urbano lúdico e colorido de Bolzano seja preservado. - Arquiteto Principal Global, Louis Becker
Duas grandes estruturas industriais com um layout aberto serão convertidas em áreas públicas, incluindo cafés, lojas, restaurantes, áreas sociais e uma academia de escalada. Tijolos e paralelepípedos reaproveitados serão usados como revestimento, prédios próximos serão criativamente reaproveitados e vigas robustas serão usadas para construir estufas para agricultura urbana. Metais e outros elementos, como varandas, terraços e adornos arquitetônicos, receberão nova vida.
O projeto enfatiza fortemente o aumento da biodiversidade, aprimorando a paisagem urbana com áreas naturais que beneficiam tanto o meio ambiente quanto a saúde da população local. Um ambiente que funciona como uma "cidade esponja", coletando e reciclando efetivamente a chuva, será incentivado por meio de telhados verdes, parques, um microclima adequado e programas de agricultura urbana. Painéis solares serão instalados em 30% dos telhados, fornecendo mais de 50% das demandas do distrito e introduzindo uma dependência maior de fontes de energia renovável.
A prática de reutilizar e renovar prédios existentes para novos usos e preservar seu valor histórico ou arquitetônico tem sido muito comum em 2023. Na Polônia, um local escondido sob o riacho Malinowka transformou-se de uma mina subterrânea a um complexo misto inclusivo. Agora possui um centro de saúde, uma igreja e uma plataforma de bungee jumping subterrânea. Na semana passada, o National Building Museum anunciou que Theaster Gates será o 25º ganhador do Prêmio Vincent Scully. O artista é conhecido por seu trabalho de reutilização adaptativa, preservação histórica e regeneração urbana. Por fim, como parte do Tópico Mensal do ArchDaily: Descarbonização da Arquitetura, os conceitos de renovação, reutilização e reciclagem foram investigados nas Bienais de 2023. Especificamente no Pavilhão da Alemanha, Turquia e Países Nórdicos na 18º Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia.